Você "zera" seus e-mails diariamente?

Para alguns essa tarefa parece ser impossível. Inclusive é a resposta mais comum que encontro quando digo que tenho esse hábito.

Todos os dias observo os e-mails que recebi - de ontem para hoje recebi 22 e-mails - e decido zerá-los então somente olho no próximo dia. Ou seja, despacho e-mails uma vez por dia. Posso até espiar quando recebo alguma notificação, mas despacho mesmo uma única vez.

Claro que cada pessoa tem uma realidade. Vinte e dois e-mails por dia pode parecer muito ou pouco para sua realidade, eu acho pouco pois não gasto muito tempo com o e-mail aberto; mas é certo que cada pessoa deveria zelar (com o que tivesse ao seu alcance) para receber diariamente uma quantidade de e-mails que seja capaz de responder em um dia, do contrário, qual tempo teria para responder?

Eu peguei o final do tempo das cartas de papel que recebíamos e enviávamos pelo correio; imagine se eu recebesse 22 cartas todos os dias? Ainda que parte delas fosse apenas notificações do tipo "não responda" eu me sentiria uma celebridade! Gosto de comparar os e-mails com tais cartas, assim compreendo a posição dessa ferramenta digital na minha vida.

Por essa razão, eu retirei do meu principal e-mail todos os cadastros de publicidade quanto pude, nisso inclui as newsletter de influenciadores digitais que alguns chegam a enviar diretamente e outros até a mendigar pelo fato de você não ter aberto ou, em abrindo, não ter clicado neste ou naquele link.

Como disse, retirei do meu principal e-mail, isto porque tenho outro que só serve a esse propósito: depósito de e-mails (cartas) que eu não tenho pressa em abrir; quanto a esses eu só checo se não chegou algo relevante pois já usei esse e-mail como principal e sabe-se lá Deus o que pode vir do passado. Não havendo nada que me interesse, simplesmente seleciono tudo e apago de tempos em tempos. Aliás, é uma sensação extraordinária.

Esse e-mail secundário é interessante pois hoje em dia não há nada que se possa fazer, ver ou baixar sem deixar, ao menos, um e-mail. Então, que não seja o "seu melhor e-mail" (como qualquer formulário na internet pede).

Outra coisa que me ajudou muito a "zerar" os e-mails diariamente é ativar a resposta com arquivamento automático, ou seja, assim que respondo o e-mail já sai da caixa de entrada automaticamente e isso é tremendo. 

Gosto de selecionar os e-mails conforme as categorias (clientes fixos, clientes avulsos, etc...); já tive várias categorias, uma para cada cliente etc. Na teoria é ótimo, mas para mim se tornou um fardo ter que gerenciar várias categorias. Hoje não passam de 6.

Na visualização dos e-mails eu acabo por colocar uma tela dividida: do lado esquerdo, a lista dos e-mails; do lado direito, o seu conteúdo. Isso também facilita muito quando você quer julgar o conteúdo do e-mail rapidamente. 

Pois bem. Essas foram as considerações que tinha sobre zerar os e-mails; nada de outro mundo, acredito. Vale a pena se esforçar nesse sentido em nome da sua saúde mental.

[atualização] Importante é fazer uma coisa de cada vez.

Imagem da internet: OSTEC.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma vez, de volta ao blog pessoal.

A reanálise das cotas: uma análise da decisão da suprema corte americana e a declaração do ministro do Trabalho

Qual a diferença entre ORGÃO, ENTIDADE e AUTORIDADE na Administração Pública? Entenda.